Saudações faéricas!

Visitei mais uma vez o cantinho que é repleto de flores cosmos (Cosmos sulphureus), mas desta vez em um horário diferente. Percebi que no período da tarde, quem gosta de visitar estas plantas são as abelhas, enquanto as borboletas aparecem no período da manhã. Não sei se esta minha afirmativa é correta, tendo em vista que fiz apenas uma pequena observação… Mas o que irei descrever nas próximas linhas são mais do que simples observações.

O cosmos não é uma planta nativa. Entretanto, se estabilizou muito bem ao clima tropical. Ela pertence a família Asteraceae, que é caracterizada por possuir flores compostas e dispersar sementes com muita facilidade. O cosmos é utilizado para ornamentação e também com o objetivo de interferir no crescimento de outras plantas que são daninhas. Este fenômeno é conhecido por alelopatia. O primeiro registro sobre a capacidade das plantas interferirem no desenvolvimento de outras foi feito por Theophastus, discípulo de Aristóteles.

A sua cor amarelada/alaranjada, sua facilidade para se desenvolver/reproduzir e ser uma das plantas que atrai bastante abelhas, fazem dela um ser muito querido por mim!

Algumas características morfológicas:

  • -caule verde canaliculado, com manchas avermelhadas e esparsa pilosidade
  • – folhas opostas com limbo dotado de numerosos recortes profundos que atingem a nervura central, e cujas margens
    também são recortadas
  • – pecíolos verdes ou avermelhados
  • – inflorescência axilar e terminal do tipo capítulo longo-pedunculado
  • – capítulos rodeados por um invólucro de brácteas foliáceas, semelhante a um cálice,
    e um segundo invólucro com aproximadamente oito brácteas muito desenvolvidas, de ápice tridentado e de
    coloração alaranjada, semelhante a uma corola
  • – flores centrais tubulosas com a mesma cor das brácteas
  • – fruto aquênio escuro, provido de pelos plumosos
  • – propagação por meio de sementes

 

As abelhas são insetos com uma forma de ver o mundo bem diferente da nossa. Elas são capazes de ver outras cores dentro do espectro ultravioleta, por isso elas gostam de visitar as flores que para nós humanos, enxergamos como a cor amarela.

A felicidade da pessoa por rever grandes amigas! hihi

Obrigada pela visita ♡