Os Pequeninos Borrowers

8 de novembro de 2017

Saudações faéricas!

Você já se imaginou como seria sua vida se tivesse um tamanho bastante pequenino? Eu já, muitas vezes! Imagino que eu adoraria morar dentro do tronco de pinheiro ou carvalho. Colheria néctar das flores para fazer deliciosas bebidas. Lavaria o rosto com a água do orvalho. Navegaria por um rio dentro de uma casca de noz. Gostaria de me deslocar no dorso de um corgi, assim como as fadas irlandesas fazem. Pegar uma carona nas asas de um passarinho… Há tantas experiências magníficas que podemos imaginar com algo impossível. Não é incrível sentir-se parte de um mundo através de uma leitura?

Provavelmente a escritora Mary Norton imaginou algo bem semelhante a isto e criou uma história fantástica sobre uma família de emprestadores: os Borrowers! Eles são bem pequenininhos, gostam de viver em lugares que existam humanos, pois é a única forma de sobreviverem. Contudo, fazem de tudo para não serem vistos por estas criaturas que eles denominam como “mundanos”. Não ser visto por um humano é o primeiro código de conduta de um emprestador!

Há uma família de emprestadores que vivem no assoalho de uma casa no campo. Tudo ocorre bem na vida deles: Pod, Homily e Arrietty, a única filha do casal. Pod é um homem muito sério e um tanto inflexível. É ele quem vai buscar coisas emprestadas, uma tarefa bastante difícil e perigosa. Homily é uma mulher inteligente, mesmo não sabendo ler muito bem. Ela é bastante medrosa e seu maior pavor é ser “vista”, mas apesar de estar amendrotada quase que o tempo todo, ela guarda uma coragem e muita determinação que serão mostradas ao longo da jornada desta família. Arrietty é uma menina curiosa, gosta de escrever em seu diário e seu coração anseia pela liberdade. Ela se sente prisioneira e solitária por estar sempre se escondendo e não ter ninguém com quem brincar e desbravar o mundo que há além do assoalho.

“Falar com Spiller havia feito com que se recordasse da vida livre e selvagem no campo que talvez nunca mais tivesse. Esse refúgio recém descoberto entre os sarrafos e o reboco poderia muito em breve se tornar outra prisão…”

Este ocorrido acarretará muitas e muitas novas histórias para os pequeninos Borrowers. É uma história muito bonita, há momentos de encanto, suspense, amor e muita aventura! A leitura fica ainda mais agradável com as ilustrações que são encantadoras e ajudam a nos situar melhor no mundo dos pequeninos e mergulhar neste mundo que a Mary Norton criou.

Este livro foi a inspiração para o filme O Mundo dos Pequeninos (2012) do Studio Ghibli. Um amor! ♡

Obrigada pela visita! ♡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa amo tanto a animação Mundo dos Pequeninos! E venho a saber agora que foi inspirada em um livro, que lindo! Já vai para minha lista de livros desejados!

    Abraços doces em ti Mia!

    Por Gaby — 8 de novembro de 2017 @ 20:23

  2. Eu também amo! É uma das animações que mais amo do Ghibli. Tenho certeza que tu irá amar esse livro. *-*

    Abraços doces em ti também, Gaby!

    Por Mia — 8 de novembro de 2017 @ 21:04